fbpx
+ 351 913 401 700
info@impactodigital.pt

Quais as vantagens das redes sociais para empresas

impacto digital - agencia de marketing

Quais as vantagens das redes sociais para empresas

São mais de 3 biliões os utilizadores das redes sociais em todo o mundo, já pensou no que pode estar a perder ao não utilizar esta fantástica ferramenta de marketing?

Existem imensas vantagens na utilização das redes sociais por parte das empresas e se ainda não viu o potencial que estas podem ter, então este artigo é para si.

As redes sociais são um canal de comunicação com os seus clientes onde se destaca a rapidez com que podem alcançar o seu público-alvo, a eficácia na divulgação do seu negócio, a interação direta e personalizada com terceiros e o baixo custo da publicidade.

Ainda não está convencido? Então continue a leitura.

Nas redes sociais pode encontrar todos os tipos de público incluindo aquele que lhe interessa, o seu potencial cliente. Ao serem usadas de forma inteligente, dispõem de uma poderosa ferramenta de trabalho onde pode expor os seus produtos, mostrar os seus serviços e conquistar o posicionamento e o reconhecimento que a sua marca merece.

Contudo, existem empresas que por desconhecimento do seu impacto, ainda não as utilizam.  40% dos pequenos negócios ou das microempresas não aposta nas redes sociais e na gestão profissional das mesmas, perdendo assim uma oportunidade única de divulgar o seu negócio, produtos e serviços.

Eis algumas das vantagens das Redes sociais para Empresas:

Baixo custo

Com a economia a sofrer uma grave crise, é normal que as empresas cortem em algumas das suas despesas e normalmente o marketing é um dos atingidos com esta situação. Nada é mais errado, pois o marketing é um dos grandes impulsionadores das vendas das empresas e não deve ser descurado, sobretudo se a empresa for recente ou estiver a entrar no mercado.

A aposta nas redes sociais, ao invés dos canais tradicionais, pode-se revelar bastante mais económica, uma vez que apenas serão necessários pequenos investimentos para abranger um grande número de pessoas. Uma rede social como o Facebook cobra um baixo valor pela ampliação da sua audiência, colocando os seus posts no feed de notícias do seu público alvo.

Relacionamento com o cliente

Este é um dos maiores benefícios das redes sociais para empresas, o relacionamento e a envolvência com o cliente.

É extremamente vantajoso poder estar em contacto direto com os clientes ou potenciais clientes, ouvir o que têm a dizer sobre o seu produto ou marca e acima de tudo, ouvir o seu feedback. Com esta aproximação, vai poder evoluir e aumentar a qualidade dos produtos e serviços que tem para oferecer, dando ao seu público a oportunidade para expor as suas reais necessidades e preocupações.

Se o feedback dado pelos seus clientes for positivo nas redes sociais, estes vão começar a ser os embaixadores da sua marca, transmitindo a todos os benefícios e qualidades do seu produto ou serviço.

Mais notoriedade para a marca

Para o seu negócio crescer, é essencial que a sua marca tenha notoriedade.

A notoriedade reflete a presença da marca no pensamento dos consumidores quando se lembram de uma categoria específica de produtos, é a capacidade do potencial cliente em se recordar e em reconhecer a sua marca de entre uma imensidão de produtos ou serviços concorrentes.

Também aqui as redes sociais têm a sua influência, pois ao criar uma conexão positiva com os seus clientes, está a contribuir para o aumento do reconhecimento e valor da sua marca.

As interações entre marca e cliente nas redes sociais geram um grande alcance, permitindo que outras pessoas vejam e analisem esta interação, criando juízos de valor que futuramente irão influenciar a decisão da compra.

Gerar tráfego

As redes sociais melhoram sem sombra de dúvida toda a experiência dos seus clientes com os seus serviços ou produtos, contribuindo para aumentar a visibilidade da sua marca.

São um meio não só para criar laços e relacionamentos, mas também para desenvolver a interação com os clientes, direcionando-os para o seu website ou loja online, onde poderão conhecer melhor o seu negócio ou produto e onde o seu objetivo final será concluir a venda.

Em novos negócios, podem-se revelar também de extrema importância, uma vez que permitem às marcas a rápida expansão e o ganho de notoriedade, criando experiências positivas entre os seus utilizadores através de conteúdos ricos e personalizados ao encaminhá-los para o seu website.

Segmentar

Fazer publicidade através das redes sociais não é só tentar alcançar o maior número de pessoas, pois de que serve impactar público que não está interessado no seu produto ou para o qual este não se destina?

O público-alvo do seu produto está apenas numa região? Tudo bem. Quer apenas impactar uma determinada faixa etária ou um género? Sem problemas. Apenas quer alcançar quem tem um determinado perfil de interesses? Vamos lá.

Uma boa segmentação irá facilitar a personalização das suas campanhas e ajudar a focar-se no que é necessário, agrupando consumidores semelhantes e adaptando a sua estratégia a cada tipo de público-alvo.

Impulsionar as Vendas

Ao apostar nas redes sociais, obviamente que procura não só a notoriedade da marca e a sua expansão rápida, mas também o aumento das vendas. É aqui que uma boa estratégia de gestão de redes sociais poderá trazer um efeito positivo.

O crescimento da exposição geral do seu negócio fará com que atinja um público mais amplo, levando a que as pessoas falem entre si sobre os seus produtos ou serviços e fazendo com que exista um boost nas suas vendas.

Ao direcionar o seu público-alvo para o seu site ou loja online através das redes sociais, reforça a probabilidade de fechar uma venda ou de conseguir manifestações de interesse – Leads.

  Segundo um estudo da Marktest, 95% dos Portugueses fazem login numa rede social pelo menos uma vez por dia e em média passam 93 minutos por dia nestas plataformas.

No top das redes sociais utilizadas pelos Portugueses, o Facebook é o líder, com 95% dos utilizadores de redes sociais a reconhecer terem uma conta, seguindo-se o Whatsapp com 74,2%, o Messenger com 70,8%, e finalmente o Instagram com 67,9% de taxa de penetração.

Agora que já sabe que as redes sociais podem ajudar o seu negócio a crescer, vai começar a apostar nesta poderosa ferramenta de marketing?

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Categorias

Últimos artigos

Peça-nos um orçamento:

Visite-nos nas redes sociais:

Contactos:

+ 351 913 401 700
info@impactodigital.pt
Casas do Planalto, nº90 2100-042 coruche